Pedido de aniversário


Olá, meus amigos!

Esse mês de setembro marcam duas datas importantes para mim.  

A primeira delas é de um ano e meio na estrada. 

Em março/2015 eu sai do Brasil pra realizar um sonho. Nesse meio tempo fiz o Caminho de Santiago na Espanha, morei por 6 meses na Ilha da Fantasia, também conhecida como Malta, outros 6 meses no Reino Unido, onde descobri que realmente amo Londres e que a terra do Fab4 é incrível, me arrisquei pelos Balcãs, lugar que ainda irei voltar para fazer um descente tour de carro e, no mês passado aterrissei na Rússia, lar dos tsares e da revolução.

Minha forma de viajar não é nada ortodoxa e só estou há tanto tempo nisso pelas escolhas que fiz. Em todos os lugares eu troquei trabalho por hospedagem e com isso limpei muito banheiro, arrumei muita cama, mas também pude realmente viver em cada um desses lugares e ganhei família e amigos em todos os cantos do mundo.

No momento, sinto que estou entrando na reta final da minha jornada. A mais insana e complicada parte. Dia 01/09 deixei o conforto de Moscou para me aventurar na famosa Transiberiana, a linha ferroviária que corta a Rússia de ponta a ponta. São 9.000km, 11 fusos horários, 7 dias dentro de um trem.

Já passei por Kazan e agora estou em Yekaterinburg, somando 26h de trem. Daqui irei para Novosibirsk, Irkutsk e Ulan-Ude na Russia, Ulaanbaatar na Mongólia e pretendo terminar vendo a Grande Muralha em Beijing na China.

Na China, o roteiro básico é Beijing, Xi’an, Shanghai e, se tudo der certo, Hong Kong. De lá, Vietnã, Cambodia e, como tão sonhado, Ano Novo na Tailândia.  

E assim, essa minha longa viagem chegaria ao fim e eu voltaria ao Brasil. 

Porém, depois de tanto tempo a grana está curtíssima, não terei oportunidade de trabalhar para economizar na acomodação e com o que tenho no momento não conseguirei fazer esse roteiro.  

A segunda opção seria seguir na Transiberiana até Vladivostok e de lá tentar dar um jeito de voltar para casa. Apesar de eu querer conhecer Vladivostok (tá, que lugar eu não quero conhecer, não é mesmo?), não é isso que quero fazer. Quero aproveitar que estou aqui e ir para o Sudeste Asiático que é tão complicado e caro de ir uma vez que esteja de volta ao Brasil. 

O que me leva à segunda importante data nesse mês de setembro: dia 16/09 completo 28 anos.

Estive quebrando a cabeça tentando ajustar meu roteiro ao meu orçamento e me passou uma coisa rapidamente. 

E se eu tivesse amigos que, sabendo do meu aniversario que se aproxima, estivessem desejosos de me dar um presente? Se eles sentissem falta de sair para tomar uma cerveja de comemoração, já que é o segundo ano que não podemos fazer isso? E se eles passassem em uma livraria, vissem um livro e lembrassem de mim, mas como não estou por aí não faria sentido comprar?

Sei que muitos me apoiam, que vibram com cada lugar que eu vou, que viajam um pouquinho comigo, por isso, ignorando a piada, decidi jogar muito limpo com vocês.

Preciso muito de ajuda para continuar pelos próximos 4 meses.

Então, se vocês sentirem uma súbita vontade de me dar um presente de aniversário, bem que esse presente podia ser uma pequena contribuição financeira.

Não sou muito boa com esse negocio de pedir, muito menos com pedir dinheiro, mas situações desesperadas pedem medidas criativas (acho que o ditado não é esse, mas cabe da mesma forma).

“Mas Shaula,” vocês podem se perguntar, “o que ganho dando dinheiro pra você continuar viajando?” 

Bom, primeiro minha eterna gratidão. Que hoje não compra um litrão de cerveja, mas que pode ser remediado assim que eu voltar, pois prometo pagar uma boa rodada assim que possível (e tiver uma fonte de renda, claro).

E, em segundo, garanto para cada um que me ajudar uma lembrança de algum desses peculiares lugares pelos quais passarei. Um postal, um imã, um cavalo mongol, um souvenir “made in China” ou coisas que o valham. E tirando a parte do postal, que envio com um prazer doentio, não costumo comprar presentes para ninguém, nem para mim tenho lembranças físicas dos lugares em que estive.

Enfim, sei que esse é um pedido muito, muito estranho e que a maioria de vocês tem lugares melhores para gastar seu suado dinheirinho que com uma louca nômade, mas qualquer ajuda é bem vinda e pensem em mim com carinho, fazendo cara de “Gato de Botas”, tirando uma selfie na Muralha da China. 

Caso vocês decidam me ajudar, só me mandar uma mensagem inbox que passo maiores detalhes. 

Ps.: Na condição de financiadores, vocês podem me fazer pedidos. Claro, nada muito bizarro, mas estamos abertos à negociação.

4 pensamentos sobre “Pedido de aniversário

  1. Shaulinha que saudades é a Marli da loterica tá lembrada de nós? ??
    Sempre te acompanho …
    Sou triste em escrever :))

    Te darei um presente pequenininho mas com muito amor
    Me manda os dados da conta
    Beijoes saudosos

    Gostar

  2. Eu sou solteira e a maioria dos meus amigos casaram. Quero muito viajar mas tenho medo. Não é perigoso para uma mulher viajar sozinha? Eu sei que se for esperar por uma compania nunca vou viajar 😥😥

    Gostar

    • Oi, desculpe a demora em responder. Fiquei um tempo off-line. Bom, sendo sincera não me senti ameaçada em nenhum lugar que estive por ser mulher e estar viajando sozinha. Claro que temos que nos precaver, mas não é nada que não estejamos habituadas aqui no Brasil. E se puder te aconselhar, nunca deixe de fazer nada por não ter companhia. Nós somos ótimas companhias por si só. É claro, se tivermos alguém para partilhar as experiências é ótimo, mas vc acaba descobrindo que as melhores coisas acontecem quando vc se permite viver o que bem quiser independente da companhia. (E acredite: ir sozinha não significa ficar sozinha, muito pelo contrário… 😉) Beijos! Shaula

      Gostar

Deixe um comentário