Realmente me apavora essa onda conservadora e reacionária que está tomando forma por aí.

Me apavora esse discurso vago e raso sobre o que é bom e o que é ruim, fazendo do mundo uma dicotomia irreal e inútil. Há mais camadas entre um extremo e outro, afinal, quem acredita em céu e inferno? 

Me apavora esse discurso de ódio simplista, que se mostra cada vez mais racista, xenófobo, classista e misógino. Me apavora ainda mais o fato de que esses insultos são feitos também por aqueles que sofrem pelo racismo, xenofobia, classismo e misoginia.  

Me apavora a falta de argumentos dos que gritam hoje e a recusa terminal de se discutir em termos claros e reais qualquer posição. (A imagem de cães ladrando para qualquer um que passe em frente ao portão me vem automaticamente à mente).

Me apavora a raiva seletiva. “Filho da puta que reduziu a velocidade nas Marginais. Tenho que correr pra casa depois do trabalho para tomar banho antes das 20h, pois depois a água da minha rua é cortada, mas tudo bem, se eu chegar antes está tudo certo.” 

Me apavora que dêem mais valor a correr em seus carros parcelados à prestação do que ter água para tomar banho.  

Me apavora que tenham mais medo de não poderem mais freqüentar restaurantes uma vez por semana do que vergonha de viver em um país que há 20 anos lutava (e perdia) contra a fome. 

Me apavora a ignorância tácita de tudo o que não for imediatamente relacionado ao próprio umbigo. Me admira a incapacidade geral de se sentir empatia. 

Me apavora saber que a memória é curta. Curtíssima. Não se lembram da colonização exploratória e assassina, da escravidão assassina, da Monarquia assassina, da República elitista e assassina, da Ditadura Civil-Militar assassina, da Polícia assassina, da mídia linchadora e assassina, da política desviada e assassina.  

E me apavora muito mais saber que não se faz a correlação de todo esse sangue derramado com um certo sistema econômico e político baseado na exploração de uma maioria por uma minoria detentora dos meios de produção. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s